Fé dos Derrotados (Faith of The Fallen) – Terry Goodkind

image

Fé dos Derrotados é o sexto livro da série A Espada da Verdade de Terry Goodkind.
Após os eventos do livro anterior, Alma do Fogo, Richard Rahl percebe que nada que ele faça poderá impedir o avanço impiedoso do exército da Ordem Imperial do Mundo Antigo sobre o Mundo Novo (Midlands, Westland e D’Hara).
Kahlan fica gravemente ferida, após ser espancada por um grupo de brutos em Anderith no fim do último livro. Richard decide levá-la, com a ajuda da Mord Sith Cara, para as montanhas de Westland para esperar que ela melhore e ao mesmo tempo se afastar do comando do Império D’Hara, pois tem uma visão que mostra que o Mundo Novo inevitavelmente vai ser derrotado para só depois ter alguma chance de se reerguer.
A Irmã do Escuro Nicci consegue lançar um feitiço sobre Kahlan que liga a vida das duas, obrigando Richard a abandonar Kahlan e partir para o esquecimento com Nicci, para salvar a vida de Kahlan.
Enquanto Nicci mantém Richard na distante capital do Mundo Antigo, Kahlan assume o comando das tropas do império D’Hara, em uma desesperada tentativa de frear o avanço do exército da Ordem.
Enquanto isso Richard vive a dura realidade da vida no Mundo Antigo, onde a tirania da Ordem escraviza e massacra a população, mas o espírito de Richard é inquebrável, e ele consegue mais uma vez levar a justiça para onde é necessária, dando um duro golpe no coração da Ordem Imperial.

Considerações sobre o livro

Assim como os quatro livros anteriores, que também não foram publicados no Brasil, utilizei uma tradução não oficial, e fiz minhas próprias correções e conversão para epub e mobi. Considerei o livro cinco da série (Alma do Fogo) o pior. Mas dessa vez Terry Goodkind acerta em cheio e escreve um grande livro. Uma história muito envolvente, com personagens fortes e uma narrativa empolgante.
A irmã do escuro Nicci, que deixava a entender que seria um grande personagem foi muito bem explorada dessa vez, com capítulos que mostram sua infância, bem como os traumas que sofreu que levaram-na a se tornar uma Irmã do Escuro.
Os trechos que mostram batalhas também são excelentes, mostrando técnicas de guerrilha e armas inusitadas como o pó de vidro que cegou milhares de soldados da Ordem.
Terry Goodkind mostra que ainda tem muito fôlego para continuar com a série!

Atualização do post (14/09/2013)

O livro Fé dos Derrotados mostra o Mundo Antigo como uma versão dos EUA de A Revolta de Atlas, de Ayn Rand, escrito em 1957 e considerado o livro mais influente nos EUA depois da Bíblia.
Ele mostra uma distopia onde as pessoas consideradas expoentes industriais se recusam a serem exploradas pela crescente taxação e regulação governamental, uma sociedade onde políticas socialistas  levam as pessoas a buscarem a mediocridade em nome do “social”, e o lucro e a ambição são repudiados. Os que resistem então começam a desaparecer, desistindo de suas indústrias. Os desaparecimentos lembram o que aconteceria se o mitológico Atlas se recusasse a continuar segurando o mundo.
Pretendo falar mais sobre esse livro genial de Ayn Rand e sua teoria filosófica do Objetivismo assim que terminar a leitura.

Atualização: Atendendo à pedidos, coloquei um link na minha página no Facebook com os livros que tenho no formato digital: https://www.facebook.com/leiturasparalelas

Anúncios

3 comentários sobre “Fé dos Derrotados (Faith of The Fallen) – Terry Goodkind

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s