O Jihad Butleriano – Brian Herbert e Kevin J. Anderson

Conforme foi dito aqui em posts anteriores, Brian Herbert escreveu vários livros dando sequência ou mostrando acontecimentos anteriores aos descritos por seu pai, Frank Herbert, nos livros Duna.

Ele continua muito fiel ao universo Duna, desenvolvendo os elementos ficcionais que seu pai imaginou.

O primeiro livro de Lendas de Duna: O Jihad Butleriano, descreve acontecimentos de 10.000 anos antes do primeiro livro Duna.

Um império galático entra em declínio quando os homens passam a usar cada vez mais máquinas pensantes (computadores ou robôs com inteligência artificial). Um grupo de homens, autoproclamado Titãs, liderados por Agamenon, inicia a subversão desses sistema. O rebelde Barba Azul, um gênio da informática, consegue alterar a programação das máquinas para conquistar todo império galático.

Tem início então a Era dos Titãs, que governam a humanidade com tirania e crueldade nunca antes vistas. Os Titãs decidem, para perpertuar-se no poder, transformar-se em híbridos homem-máquina, mantendo apenas seu cérebro em corpos mecânicos, ou cimeks.

Um dos Titãs, Xerxes, devido ao seu hedonismo e imprudência permite que as máquinas assumam cada vez mais responsabilidades e com isso acaba permitindo o surgimento de uma super-mente autoproclamada Ominus, que em pouco tempo assume o controle de todos os planetas do império, que passam a ser conhecidos como Planetas Sincronizados.

Os Titãs são mantidos vivos pelas máquinas pensantes, graças a um mecanismo de proteção inserido por Barba Azul na programação das máquinas, mas agora apenas como instrumentos de opressão da humanidade.

A história do livro inicia-se em algum tempo no futuro (cerca de 1000 anos), e mostra os acontecimentos que levam o que restou da humanidade livre, que resiste com muita dificuldade, a iniciar uma desesperada tentativa de se libertar e destruir as máquinas.

O livro é uma diversão deliciosa, muito respeitosa ao universo Duna! Vale muito a leitura, mas como não foi publicado no Brasil tenho apenas uma versão em ebook traduzida por iniciativa de fãs, com alguns erros, mas nada que prejudique a leitura.

Anúncios

Um comentário sobre “O Jihad Butleriano – Brian Herbert e Kevin J. Anderson

  1. Pingback: Duna – Frank Herbert | Leituras Paralelas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s