O Caçador de Andróides – Philip K Dick

Do Androids Dream of Electric Sheep? (O caçador de andróides) é um romance de ficção científica de 1968, escrito por Philip K. Dick. Ele conta a história de Rick Deckard, um caçador de recompensas que persegue andróides numa San Francisco pós-nuclear, parcialmente deserta, enquanto enfrenta uma crise moral.
A obra foi adaptada ao cinema por Ridley Scott em 1982, com o título Blade Runner, com admirável sucesso, sendo atualmente um filme cultuado.

  • Impressões sobre o livro

Philip K Dick é um dos maiores escritores de FC de todos os tempos, e apesar das suas histórias serem muito conhecidas devido a adaptações ao cinema (Total Recall – O Vingador do Futuro, Minority Report e Blade Runner), os livros são bem diferentes do que assistimos na tela grande: menos ação e mais introspecção, ele nos faz pensar enquanto lemos o tempo todo em coisas como:

E se memórias pudessem ser implantadas livremente, como perceberíamos o que foi real? (Total Recall)
Como seria o mundo se andróides e humanos fossem tão parecidos que dificilmente perceberíamos diferenças? (Blade Runner)
Se fosse possível à polícia antever quando aconteceria um crime, seria justo condenar alguém previamente? (Minority Report)

Na história o protagonista usa um teste de empatia para detectar andróides, pois não se espera que estes sejam capazes de se importar com outros seres vivos.
Gostei da espécie de religião empática dos humanos, o mercerismo: Os fiéis a Mercer ao se conectarem a uma espécie de caixa , compartilham do seu martírio e até mesmo se machucam. O Mercerismo foi retratado com mais detalhes por Philip K Dick no conto A Pequena Caixa Preta.
O mais interessante é ver o desprezo de Rick Deckard pelos andróides, ele está sempre muito mais preocupado em ganhar dinheiro para poder comprar animais como ovelhas ou cavalos, devido ao status social de se ter um animal não sintético, uma perspectiva bem diferente da versão cinematográfica de Ridley Scott, onde Deckard até mesmo se solidariza com o andróide interpretado por Rutger Hauer.
Gostei muito da história, recomendo! Li no formato ePub, no iPod Touch.

Anúncios

Um comentário sobre “O Caçador de Andróides – Philip K Dick

  1. Pingback: Do Humans Dream of Other Realities? – Tibor moricz | Leituras Paralelas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s