All You Need Is Kill – Hiroshi Sakurazaka

Cover

“That’s the thing with books. Half the time the author doesn’t know what the hell he’s writing about – especially not those war novelists.” (Hiroshi Sakurazaka, All You Need Is Kill)

All You Need is Kill é um romance japonês de ficção científica militar de Hiroshi Sakurazaka, que inspirou o filme No Limite do Amanhã, com Tom Cruise e Emily Blunt.

Introdução ao roteiro

A estória é contada sob a perspectiva de Keiji Kiriya, um recruta novato da UDF (Força de Defesa Unida) que alistou-se para lutar contra os misteriosos ‘Mimics’ que ameaçam a vida na Terra. Keiji morre logo no primeiro combate, mas através de um fenômeno aparentemente inexplicável ele acorda na manhã do dia anterior à batalha. Isso continua se repetindo e ele descobre que está preso a algum tipo de loop temporal, e passa a acreditar que a única forma de escapar desse loop é desenvolver suas habilidades de combate, e derrotar os Mimics.
Podemos dizer que o autor fez um encontro entre a famosa comédia de Bill Murray, O Feitiço do Tempo (Groundhog Day) com o videogame Halo. O resultado foi bem interessante, e apesar da linguagem muito juvenil, os personagens foram bem construídos, o background tecnológico é muito interessante, e a origem dos Mimics é bem trabalhada, mas, como toda ficção envolvendo viagens no tempo, apresenta alguns paradoxos que podem confundir o leitor.
Os soldados usam uma espécie de exoesqueleto (Jacket) que lembra bastante o descrito por Heinlein em Tropas Estelares (veja minha resenha). As similaridades com esse famoso livro de Heinlein não terminam por aí, pois assim como neste clássico da ficção científica, a estória é contada sob o ponto de vista de um recruta em meio a uma guerra brutal contra alienígenas.
A tradução do livro não foi uma tarefa muito complexa, devido a linguagem simples utilizada, mas foi um tanto trabalhoso pois o livro não é tão pequeno assim (são quase 60000 palavras)
O livro ganhou certa projeção internacional, pois inspirou o mais recente filme de Tom Cruise, Edge of Tomorrow (No Limite do Amanhã), que conta com a participação da excelente atriz Emily Blunt. O filme vem sendo muito bem avaliado (nota 8,1 no IMDB), mas existem diferenças gigantescas entre os dois trabalhos.
O livro não é genial, a linguagem não é das melhores, mas é muito divertido e fácil de ler. Afinal, quem não gosta de uma estória que mistura aliens, mechs, guerra e viagem no tempo?

Link para download em PDF (Proibida a comercialização):All You Need is Kill

Anúncios

11 comentários sobre “All You Need Is Kill – Hiroshi Sakurazaka

  1. Assisti o filme, fui atras do manga, agora graças a você achei uma tradução do livro ;D Já ia começar a ler em inglês, mas na língua nativa é muito mais comodo. Obrigado! Irei divulgar entre meus amigos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s