Tropas Estelares – Robert A. Heinlein

_tropasestelaresrobertahe.zoom

Tropas Estelares (Starship Troopers) é um romance de ficção científica escrito por Robert A. Heinlein em  1959 e vencedor do Prêmio Hugo de Melhor Romance em 1960.
Utilizando uma narrativa em primeira pessoa, o autor conta a aventura do soldado Johnny Rico, membro da infantaria móvel do exército. Após um ataque à Terra, que causa a destruição de Buenos Aires, a Terra parte para o ataque ao planeta dos seres que lembram aranhas.
O livro é listado como recomendado pela Força Aérea dos EUA, e quem lê percebe logo a razão disso. A estória exibe os ideais sobre os quais as forças armadas são baseadas: camaradagem, sacrifício, responsabilidade, distinção entre soldados e lutadores, entre ranques superiores e verdadeiros líderes.
Quem assistiu o filme de Paul Verhoeven primeiro pode achar o livro muito estranho, pois o ritmo, a mensagem passada e o nível de seriedade é completamente diferente, e pode levar o leitor a um pré-julgamento injusto com o livro.
Mas nem tudo é perfeito no livro de Robert A. Heinlein: o autor criou uma sociedade militarizada ao extremo, opressiva e sem ligação com as demais nações do planeta. A virtude dos cidadãos é medida pela dedicação militar, a cidadania plena só pode ser atingida (com direito à voto, por exemplo) após a prestação de serviço militar.
As questões científicas não são muito bem exploradas. As viagens espaciais não são explicadas muito bem, e o melhor que encontramos no livro é a descrição do traje de combate, uma espécie de exoesqueleto avançado cheio de recursos.
Muitos consideram essa postura muito fascista e por isso eu também classifico esse livro como apenas 4 estrelas.
De qualquer forma, é um grande livro, influenciou muito a literatura e o cinema do século XX: o filme Aliens o Resgate, por exemplo, usa termos como “bug hunt”, “the drop”, empilhadeiras exoesqueleto e os “Colonial Mariners” são tão fortemente inspirados no livro que os atores que os interpretaram foram obrigados a ler Tropas Estelares como preparação antes das filmagens.
O leitor pode achar exagerada a ênfase que o autor dá ao treinamento de Johnny, pois mais da metade do livro mostra apenas o treinamento, a outra metade suas relações com os oficiais e colegas, e resta muito pouco espaço para descrever os alienígenas, os combates e tecnologia empregada. Um excelente livro, mas não é perfeito.

Anúncios

6 comentários sobre “Tropas Estelares – Robert A. Heinlein

  1. Pingback: Vencedores do Prêmio Hugo de Melhor Romance | Leituras Paralelas

  2. Pingback: Tropas Estelares - Robert A. Heinlein | Fic&cce...

  3. Pingback: Revolta na Lua – Robert A. Heinlein | Leituras Paralelas

  4. Pingback: All You Need Is Kill – Hiroshi Sakurazaka | Leituras Paralelas

  5. Li este livro no ano passado, depois de desistir de esperar nova edição ou procurar em sebos, numa versão em ePub (a mesma citada no post). Confesso que me decepcionei um pouco com a forma como a história é contada. Mas os poucos momentos “de ação”, tem ótimas descrições.
    Gosto do filme, mas gosto ainda mais da série animada que chegou a passar na Rede Globo. Nela, era legal ver a evolução das campanhas, das patentes dos militares e alguns acontecimentos até fortes, levando em consideração que era algo consumido por crianças.
    Quando soube que era baseado num livro, tive muita vontade de conhecer a obra original. Mais ainda por saber que o jogo Halo teve fortes influências (não só dessa obra, como de Ringworld também). Parabéns pelo post!
    Em tempo: não sei se haverá mudanças significativas no texto, mas a Editora Aleph anunciou que lançará obras do Heilen, a começar pelo próprio Tropas Estelares. Perguntei para o Carlos Ângelo no Facebook se a tradução seria dele novamente,confirmado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s