A História é Outra – Fritz Leiber

A História é OutraFoto da capa da edição de 1973, da Editora Expressão e Cultura, tirada com o celular 😉

A História é Outra (The Big Time) é um romance de ficção científica escrito por Fritz Leiber em 1958. Apesar de ser um vencedor do Prêmio Hugo, considerei um livro muito complexo, com uma narrativa confusa e quase impossível de seguir, portanto não é um livro para o leitor comum.
Foi difícil encontrar uma versão em português, encontrei apenas em um sebo pela internet uma edição razoável de 1973, da Editora Expressão e Cultura, com a tradução competente de José Sanz.
Trata-se da história de alguns guerreiros de diferentes épocas e lugares que são enviados para o passado ou para o futuro para lutar em batalhas que mudariam o curso da história.
Os guerreiros lutam por duas frentes: As Aranhas e as Serpentes. Eles são arrancados de sua linha de tempo pouco antes de serem mortos e, em seguida, recrutados por um desses exércitos.
A narradora é Greta Forzane, que descreve-se como uma “garota festeira de vinte e nove anos, nascida em Chicago de pais escandinavos. Agora exercendo suas atividades principalmente fora do espaço e do tempo.”
Apesar desse tema cheio possibilidades, toda narrativa acontece dentro de um claustrofóbico ambiente chamado de Lugar, fora do tempo e do universo conhecido.
A narrativa segue o estilo pré-moderno (pre-hipster), confuso e com fluxo descontínuo.
É muito difícil seguir a narrativa, e infelizmente depois de muito esforço é natural que o leitor sinta-se forçado a parar de tentar fazê-lo.
Acredito que este livro ganhou o Prêmio Hugo de Melhor Romance de 1958 pela sua complexidade, pelas ótimas referências à Shakespeare, citações inteligentes em alemão e latim, e diálogos inteligentes com sugestões masoquismo e alcoolismo.
Esse livro não foi incluído no Compêndio de Ficção Científica Americana da Biblioteca dos Estados Unidos, o que mostra que hoje não é reconhecido como um bom exemplo de ficção científica.
Mas essa é a opinião de um leitor comum, caso você queira uma crítica mais favorável ao livro, veja esta excelente crítica do aclamado escritor Neil Gaiman que escreveu The Sandman e Stardust, sem dúvida mais gabaritado para criticar uma obra tão imaginativa e complexa como essa!

Anúncios

3 comentários sobre “A História é Outra – Fritz Leiber

  1. Pingback: A História é Outra - Fritz Leiber...

  2. Pingback: Vencedores do Prêmio Hugo de Melhor Romance | Leituras Paralelas

  3. Pingback: The Wanderer – Fritz Leiber | Leituras Paralelas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s