Estrela Dupla – Robert A. Heinlein

_estrelaoculta.1

Estrela Dupla (Double Star, também traduzido no Brasil como A Estrela Oculta) é um romance de ficção científica escrito por Robert A. Heinlein, publicado pela primeira vez na revista Astounding Science Fiction, em 1956, e vencedor do Prêmio Hugo de 1956 (o primeiro de Heinlein). A confusão com o nome vem da tradução incorreta para o português, o mais correto seria Estrela Dublê, parece que o tradutor e o editor brasileiro escolheram o título sem ler o livro!
A estória é narrada em primeira pessoa por um ator decadente e canastrão, Lawrence Smith, que gosta da alcunha “O Grande Lorenzo”. O narrador se define como um ator brilhante e não reconhecido.
Ele está praticamente falido quando uma série de eventos o leva a ter que personificar o mais importante político do sistema solar: John Joseph Bonforte. Bonforte é o líder da coalizão expansionista, e provavelmente o vencedor da próxima eleição geral.
Oponentes o sequestram em um momento crítico em que ele deveria participar de um ritual em marte em que os marcianos (estranhos seres alienígenas que reproduzem-se por divisão) o aceitariam, o que poderia evitar uma guerra e extermínio em massa de marcianos ou humanos em marte.
Lawrence Smith é contratado para personificar o político, e após o ritual eventos o obrigam a continuar no papel até a eleição.
Trata-se de uma obra simples, apenas uma história de intrigas, conspirações e situações, num cenário de ficção científica fraco e desapontador.
A única coisa que considerei boa nesse livro foi o bom humor e os comentários irônicos do Grande Lourenço.

Anúncios

Um comentário sobre “Estrela Dupla – Robert A. Heinlein

  1. Pingback: Vencedores do Prêmio Hugo de Melhor Romance | Leituras Paralelas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s