The Forever Machine – Mark Clifton e Frank Riley

image001

The Forever Machine (publicado inicialmente They’d Rather be Right) é um romance de ficção científica escrito em parceria por Mark Clifton e Frank Riley, sendo o segundo a receber o Prêmio Hugo de melhor romance.
A história conta a criação de um computador super inteligente chamado Bossy. O time de pesquisadores conta com um professor de 72 anos Jonathan Billings, Duane Hoskins um físico de 40 anos e Joe Carter, um jovem de 22 anos que possui poderes telepáticos.
Joe espera que Bossy possa acabar com a solidão que ele sente, por ser o único telepata no mundo.
A tarefa não é simples, e a maior dificuldade encontrada por ele e seus companheiros é convencer uma sociedade controladora de que Bossy não é uma ameaça à humanidade.
A narrativa começa num passo rápido, coisas novas acontecem em cada capítulo, e a história é bem imersiva.
Os autores retratam várias temas durante o desenrolar da história, como liberdade de expressão, imortalidade, desejo de obter conhecimento e o desejo que as pessoas tem de sempre ter razão no que acreditam. Esse último tema é a base do livro, e o motivo do título original.
Em um determinado ponto do livro Joe explica que a imortalidade requer que o indivíduo tenha a boa vontade de desistir de seus preconceitos, no entanto, como ele explica, se esse é o preço da imortalidade as pessoas iriam preferir morrer a deixar de ter razão com os seus preconceitos.
No geral é uma boa história, apenas acredito que seria melhor se fosse apenas um conto, não acho que deveria ser um romance.
Quanto ao merecimento do Prêmio Hugo, acho uma piada de mau gosto, pois 1954 foi o ano de publicação de nada mais nada menos que A Sociedade do Anel, de J. R. R. Tolkien! Não sei por que ele não participou da premiação, isso não faz sentido.

Anúncios

Um comentário sobre “The Forever Machine – Mark Clifton e Frank Riley

  1. Pingback: Vencedores do Prêmio Hugo de Melhor Romance | Leituras Paralelas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s