O Homem Demolido – Alfred Bester

o-homem-demolido-alfred-bester_MLB-O-133788735_2241O Homem Demolido é um livro de ficção científica escrito por Alfred Bester e vencedor do primeiro Prêmio Hugo que começou a ser distribuído em 1953.

Introdução ao roteiro (com spoilers)

A estória acontece em um futuro onde uma pequena percentagem da população desenvolveu poderes telepáticos. Conhecidos como peepers (pexens na tradução) eles revolucionaram os negócios, governo e mais importante, a força policial. De fato, peepers são tão efetivos que ninguém mais cometeu um assassinato premeditado em mais de 70 anos.
Lincoln Polwell, Chefe da Divisão de Psíquicos, está aturdido por ter que investigar um assassinato e um desaparecimento.
Um dos convidados de Madame Beaumont, um importante homem de negócios chamado Craye D’Courtney, foi assassinado e sua filha está desaparecida. Enquanto não existe evidência do crime, o principal suspeito do crime é Ben Reich, o maior competidor de D’Courtney.
Sua suspeita é baseada a um deslize cometido por Reich e em uma espiada ilícita nos pensamentos dele. Mesmo sendo capaz de ler a mente para conseguir desvendar os crimes, Polwell precisa reunir evidências para fechar o caso.
O que se segue é um complicado jogo  de manipulações, invasões e enganos, onde Reich usa seu poder econômico contra a rede de peepers de Polwell em um jogo de gato e rato.
O melhor da estória de Alfred Bester é que trata-se de uma história atemporal. Essencialmente é um mistério de assassinato, com um vilão esperto e um detetive incansável perseguindo-o, existem poucas referências à tecnologia (exceção feita a um computador leitor de cartões perfurado, última tecnologia da época em que foi escrito).
O futuro imaginado por Bester não é utópico, nem um pesadelo pós-apocalíptico. Um problema comum dos livros de ficção científica é tratar o futuro de forma muito otimista ou muito sombria. Bester não cai nesse erro comum, e mostra que mesmo que o mundo e a tecnologia mudem bastante, o ser humano continua sendo o mesmo.
O Homem Demolido é uma leitura agradável para quem está cansado de trilogias e séries de ficção. É um livro simples, revigorante, que vale a pena a leitura enquanto você espera seu autor preferido (George R. R. Martin) enquanto ele está escrevendo o próximo capítulo da sua série preferida (As Crônicas de Gelo e Fogo).

O livro não é mais comercializado, e encontrei apenas uma edição digitalizada com alguns erros. Fiz a correção e adaptação para epub e mobi, segue os links abaixo para quem quiser.

Links para Download: epub / mobi

 

Anúncios

6 comentários sobre “O Homem Demolido – Alfred Bester

  1. Pingback: Vencedores do Prêmio Hugo de Melhor Romance | Leituras Paralelas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s