A Desagradável Profissão de Jonathan Hoag – Robert A. Heinlein

capa2-616-x-925

A Desagradável Profissão de Jonathan Hoag (The Unpleasant Profession of Jonathan Hoag) é uma estória escrita por Robert A. Heinlein em 1942, e publicada pela primeira vez na revista Unknown Worlds sob o pseudônimo de John Riverside.
Essa estória foi a última contribuição de Robert A. Heinlein à chamada Golden Age da ficção, antes de interromper seu trabalho devido à segunda guerra mundial.
Um filme de Alex Proyas (de Cidade das Sombras, O Corvo e Eu,Robô) está atualmente sendo desenvolvido, mas ainda sem data prevista para lançamento.
Se você acompanha este site, então sabe que já critiquei Robert A. Heinlein anteriormente, e até considerei Um estranho em Uma Terra Estranha um livro superestimado, mas agora dou meu braço a torcer. Ele realmente foi um escritor genial, e esse livro é mais uma prova disso.

Tradução para o português

O maior mistério de The Unpleasant Profession of Jonathan Hoag é tentar entender por que essa estória nunca foi traduzida para o português. Falta de interesse dos editores? Ausência de público no Brasil?

Introdução ao roteiro (sem spoilers)

Jonathan Hoag, um cidadão de Chicago, apreciador de arte e jantares refinados, subitamente se dá conta de que não tem lembrança alguma de suas atividades durante o dia. Ao lavar as mãos ele descobre uma estranha sujeira sobre suas unhas, que suspeita ser sangue. Preocupado por estar envolvido em alguma atividade nefasta, ele procura um casal de detetives, Teddy e Cynthia Randall, para ajudá-lo a descobrir suas atividades, seguindo-o durante o dia. Ted e Cynthia  encontram-se imediatamente atirados em grandes mistérios: As memórias sobre sua profissão são falsas, ele não deixa impressões digitais, e ainda mais estranho: as próprias lembranças dos investigadores do que acontece durante a investigação parece não combinar. Um prédio de trinta andares que não existe, seres misteriosos e ameaçadores vivendo dentro de espelhos, e a realidade não sendo o que parece.
Parte estória sobrenatural, parte estória de detetives noir, Heinlein nos guia para o fundo do buraco do coelho, levando o leitor para o inesperado e surpreendente!

Link para download em PDFMOBI ou EPUB. (Proibida a comercialização)

Anúncios

9 comentários sobre “A Desagradável Profissão de Jonathan Hoag – Robert A. Heinlein

  1. Pingback: A Desagradável Profissão de Jonathan Hoag – Robert A. Heinlein « Exilado dos livros

  2. Olá!

    Você tem a versão original do seu trabalho, em format não-PDF? Estou perguntando porque gostaria de produzir uma versão em ePub (além de Mobi e AZW3 também) e dá-la de presente a você.

    Obrigado.
    Saudações.

  3. Muito bom Alessandro… Conheci seu site via link do Exilado e gostei muito… Parabéns… Você tem o arquivo em epub? Pode mandar para meu email?… Realmente muito, adicionei aos meus favoritos.

  4. Desculpe, não é uma crítica, pois estou gostando muito da história. Mas até a parte que eu li tem muito “ele” repetido. Em português. Costumamos ocultar mais os pronomes do que o inglês faz. Sugiro copidescar isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s