Ubik – Philip K. Dick

ubik_frente_alta

Ubik é um romance de ficção científica do célebre autor norte americano Philip K. Dick, publicado pela primeira vez em 1969. Pode ser descrito como uma estória de horror existencial profundamente desconcertante, uma espécie de pesadelo de onde você nunca tem certeza de ter acordado. Assustador? Nada disso, é um livro extremamente interessante. Com bastante humor e psicodelia.

Introdução ao Roteiro (com spoilers)

O ano é 1992,  nesse futuro distante (lembre-se que a estória é de 1969) a tecnologia avançada permite a exploração espacial privada, e fenômenos psíquicos são extremamente comuns. O protagonista, Joe Chip, é um técnico de uma corporação conhecida como ¨Prudence¨ que emprega pessoas com poderes psiquicos, como anti-telepatas, precogs (sim, como em Minority Report), e outros para garantir privacidade quando for requerida. Runciter é o presidente da empresa, e conta com a assistência de sua esposa falecida Ella, que é mantida em um estado de ¨meia-vida¨, uma forma de suspensão criogênica que permite ao falecido manter uma consciência limitada e certa capacidade de comunicação.
Um magnata conhecido como Stanton Mick contrata a empresa de Runciter para garantir a segurança de sua base lunar, prevenindo ataques de telepatas. Runciter convoca onze agentes para a tarefa. O grupo inclui Pat Conley, uma misteriosa jovem com poderes sem precedentes que permite alterar o passado.
Quando a equipe de Runciter chega à Lua, descobrem que foram atraídos para uma armadilha, e são vítimas de um ataque de uma empresa rival que aparentemente mata Runciter, sem ferir os outros.
Então coisas estranhas começam a acontecer quando eles retornam para a terra com o corpo de Runciter e tentam colocá-lo em estado de ¨meia-vida¨.
Não vou falar mais para não estragar a sua leitura!

Considerações sobre o livro

O livro é mostra Philip K. Dick em excelente forma, onde ele escreve sobre um dos seus temas preferidos: Realidades Alteradas. O uso de telepatas, precogs e outros poderes psíquicos também são comuns em suas obras, como no livro Minority Report.
Coisas estranhas começam a acontecer após o acontecido na Lua, como alteração da realidade e envelhecimento misterioso de objetos. Primeiro o café, o leite, depois coisas como geladeiras, carros e até cidades inteiras começam a regredir décadas.
Ubik é uma misteriosa substância em aerosol, que parece ser a salvação para o estranho mundo em que Joe Chip é atirado, e o nome deriva de Ubiquidade que é capacidade divina de estar ao mesmo tempo em todos os lugares.
Nada é o que parece nessa estória recheada de bom humor, psicodelia, ironia e mistério.
Recomendo a leitura!

Anúncios

4 comentários sobre “Ubik – Philip K. Dick

  1. UBIK foi o primeiro livro que li do Philip K. Dick, e putz, foi incrível. Gostei muito da forma como ele escreve – muito mais direto e com quase uma pegada de filme – e principalmente porque apesar de a história se passar em uma realidade paralela, o foco não está nisso. É só um auxílio para a história toda, que por sinal é INCRÍVEL. Enfim, recomendo e MUITO o livro também.

  2. Li Ubik e concordo: é um baita livro, na verdade, mais entre outros tantos do Philip K. Dick. Recentemente devorei “Nuestros Amigos de Frolik 8” e já o agreguei como um dos meus livros preferidos deste autor que considero parte da “Trindade” Sci Fi ao lado de Isaac Asimov e Frank Herbert.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s