O Jogo do Exterminador (Ender´s Game) – Orson Scott Card

Image

O Jogo do Exterminador (Ender´s Game) é um romance de ficção científica do renomado autor americano Orson Scott Card. No Brasil foi publicado pela excelente editora Devir.
A estória do livro foi publicada pela primeira vez em 1977 na forma de um conto publicado na revista de ficção científica Analog Science Fiction and Fact. Card elaborou os personagens e tramas do conto, e mais tarde (1991) atualizou o livro para adaptá-lo à nova realidade política.
O livro foi um sucesso imediato, vencedor dos prêmios Hugo e Nebula, um feito que por si só já o coloca entre os maiores livros de ficção científica do século XX.
Foi alvo de inúmeras críticas quanto à forma como o autor mostra a violência sofrida e cometida pelos personagens, em sua maioria crianças  de 5 a 12 anos.
Não lembro quando foi que li pela primeira vez o livro, mas achei conveniente reler agora, como preparação para o filme que estréia em dezembro de 2013 no Brasil.

Sinopse (com leves spoilers)

A estória acontece no futuro (ano 2164 até 2170), quando a humanidade mal sobreviveu a duas guerras contra os Insectas, uma espécie alienígena parecida com insetos, tanto fisicamente quanto na forma de organização em colônias com uma rainha controlando-os. O grande herói da última guerra foi Mazer Rackham, que é admirado por toda humanidade como o grande responsável pela derrota dos Insectas na última guerra.
Em um esforço conjunto criou-se a Esquadra Internacional (EI), que criou uma escola de guerra para treinar os futuros comandantes das esquadras. As crianças mais talentosas do mundo são enviadas para o treinamento nessa escola de guerra, que fica na órbita da Terra, e passam por intensivo e extenuante treinamento. Os combates simulados são organizados por equipes de até 40 crianças que lutam numa genial Sala de Combate em gravidade zero, com dificuldade crescente.
Ender, um garoto tímido e brilhante, é o aluno mais promissor da EI, e por isso mesmo o mais exigido, passando por um treinamento que parece muito mais tortura física e psicológica.
O último professor de Ender será o lendário Mazer Rackham, que apesar de não ser contemporâneo de Ender, manteve-se vivo graças ao efeito relativístico de uma viagem espacial.

Considerações sobre o livro

Orson Scott Card escreve bem. Muito bem mesmo. A narrativa é dinâmica, cheia de energia e envolvente. Ele utiliza conceitos científicos bem realistas, como efeitos relativísticos de dilatação temporal, efeito de gravidade simulada em estações espaciais através de rotação. Mas não deixa de brincar com outras coisas, como armas de energia que causam desestabilização molecular e gravidade artificial, mas trata dos assuntos de forma competente.
É muito interessante a forma de comunicação instantânea dos Insectas, mesmo através de distâncias interplanetárias, que a humanidade aprende a copiar criando o dispositivo de comunicação Ansible. Tal dispositivo já foi imaginado em outros trabalhos de ficção científica, como os Rocannon´s World  de 1966, e The Dispossessed de 1974, ambos de de Ursula K. Le Guin. Dispositivos parecidos aparecem também nos trabalhos de Frank Herbert e Philip Pullman. Orson Scott Card utiliza a ideia do ansible, descrevendo melhor a tecnologia no livro Xenocide. Atualmente não existe forma de se construir tal dispositivo, mas com o avanço da teoria quântica coisas como comunicações mais rápidas que a luz podem ser possíveis, em teoria até 10.000 vezes maior!
A Escola de Guerra é o ponto forte do livro, onde é feito o extenuante treinamento de Ender. O desespero da humanidade frente a uma futura guerra é o que leva as crianças a serem exploradas e expostas à tal ambiente violento e desumano.
O desfecho é emocionante, e com graves consequências para o futuro de Ender e da humanidade.
Um livro como poucos, com Orson Scott Card na sua melhor forma. Recomendo a leitura antes do filme!

Anúncios

Um comentário sobre “O Jogo do Exterminador (Ender´s Game) – Orson Scott Card

  1. Pingback: Vencedores do Prêmio Hugo de Melhor Romance | Leituras Paralelas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s