Agentes do Destino – Philip K. Dick

cover

Agentes do Destino (Adjustment Team) é um conto de Philip K. Dick publicado pela primeira vez na revista Orbit Science Fiction (Setembro-Outubro 1954, nº4).
O conto foi adaptado de forma muito competente para o cinema em 2011, no filme Os Agentes do Destino (The Adjustment Bureau), de George Nolfi, com os excelente atores Matt Damon e Emily Blunt.
A ideia do filme é a mesma do trabalho de Philip K. Dick, mas o diretor conseguiu elaborar bastante a história, colocando novos elementos que enriqueceram nobremente o trabalho imaginativo do escritor.

Introdução ao Roteiro (do conto, com leves spoilers)

Eddie Fletcher é um típico trabalhador de classe média dos anos 50, casado e com um emprego comum e desinteressante. Durante o café da manhã, enquanto ele e sua esposa preparam-se para mais um dia de trabalho, somos apresentados a dois personagens estranhos: O Secretário e o Convocador. Eles cometem um erro que acaba revelando à Ed que a realidade não é exatamente o que ele acreditava, e conduzindo-o quase ao fim de seu casamento e da sua sanidade mental.

Considerações sobre o conto (e sobre o filme!)

Philip K. Dick escreve sobre um dos seus temas preferidos: Realidades Adaptadas, que compreendem os seguintes livros e contos.

  • «We can Remember it for You Wholesale» (BR: «Podemos Recordar para Você, por um Preço Razoável»)
  • «Second Variety» (BR: A Segunda Variedade)
  • «Impostor» (BR: O Impostor)
  • «The Minority Report» (BR: Minority Report – A Nova Lei)
  • «Paycheck» (BR: O Pagamento)
  • «The Golden Man» (BR: O Homem Dourado)
  • «Adjustment Team» (BR: Agentes do Destino)

Em Agentes do Destino o autor consegue manter uma narrativa dinâmica, cheia de bom humor, ironia e suspense. Ele não explica muito bem quem são os Agentes que interferem na realidade, mas seus objetivos ficam bem claros. O final é brilhante e muito feliz, deixando um sorriso no rosto do leitor e um gostinho de quero mais!
Já o filme partiu dessa excelente obra e acrescentou alguns elementos geniais, como a forma com que os agentes viajam usando portas comuns, mas que para quem faz uso do chapéu dos agentes permite viajar instantaneamente de um lugar à outro. A cena do personagem de Matt Damon correndo na chuva (que interfere no poder de localização dos agentes) é outro ponto forte do filme, muito divertida! Veja aqui a cena no Youtube.
As alterações deixaram a história mais emocionante e com bastante romantismo, pois agora o personagem principal luta pelo seu amor, além da sua sanidade mental!
Normalmente costumo dizer que o livro sempre é melhor que o filme, mas nesse caso são obras complementares excelentes e só tenho elogios para elas.
Recomendo tanto o livro quanto o filme!

Link para download em PDF (Proibida a comercialização): Agentes do Destino
Link para download em MOBI (Proibida a comercialização): Agentes do Destino

Anúncios

2 comentários sobre “Agentes do Destino – Philip K. Dick

  1. Pingback: Os Agentes do Destino & Panquecas - Cozinha em Cena

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s