A Primeira Regra do Mago – Terry Goodkind

image

A Espada da Verdade é uma série de onze livros de fantasia épica escrita por Terry Goodkind, iniciada em 1994 com A Primeira Regra do Mago (Wizard’s First Rule) sendo o único que foi traduzido para o português.
A série acontece em um mundo dividido em duas regiões: o Novo Mundo e o Velho Mundo. O Novo Mundo consiste de três terras com Westland ao oeste, D’Hara no leste e Midlands no centro dos dois. D’Hara é governada por um poderoso membro da família Rahl, enquanto Midlands é governada por um conselho liderado pela Madre Confessora, que também é a líder das Confessoras, um grupo de mulheres nascidas com o poder de magicamente forçar as pessoas a se tornarem inteiramente devotadas a elas, permitindo obterem seu propósito: encontrar a verdade. Westland, uma terra sem mágica também é governada por um conselho. O Velho Mundo só é apresentado no segundo livro.
O principal personagem é Richard Cypher, um guia florestal que vê sua vida mudar drasticamente ao se tornar o Seeker – uma posição semelhante a de uma Confessora, obrigando-o levar justiça ao mundo. Richard recusa-se a sacrificar seus valores e sua vida como um homem livre, e os outros começam a compreender sua nobreza e o significado da liberdade.
Cada livro é centrado em uma Regra do Mago, que todos Magos seguem.
O primeiro livro, A Primeira Regra do Mago, acontece no Novo Mundo, vinte anos após duas fronteiras mágicas terem sido erguidas separando Westland, D’Hara e Midlands. O império D’Hara cresceu sob a liderança de Darken Rahl, com a invasão de Midlands, tomando seus territórios enquanto ganha controle sobre um antigo poder conhecido como Magia de Ordem.
O livro tem início algumas semanas após o assassinato do pai de Richard, quando ele encontra a Confessora Kahlan Amnell que veio de Midlands para encontrar o Primeiro Mago.
O livro ganhou uma ótima adaptação para a TV, com a série The Legend of The Seeker, que foi uma das melhores séries de ficção fantástica que já assisti!
image

Considerações pessoais

Uma história repleta de magia, heroismo, luta pela justiça e liberdade.
Eu esperava uma história mais infanto juvenil, mas encontrei um livro bem adulto, parecido com As Crônicas de Gelo e Fogo de George Martin, com bastante violência, sexo e até mesmo terror.
Achei a cena em que Darken Rahl sacrifica uma criança para ir ao mundo subterrâneo particularmente cruel.
A tortura de Richard pela Mord-Sith Denna, leva páginas e mais páginas, com detalhes que não deixam dúvidas que o autor não pretendia escrever um livro para crianças.
O trecho em que Kahlan entra em Con Dar (a Raiva do Sangue) também tem trechos bem cruéis, como a castração de Nass.
Achei o livro uma leitura muito cativante, e como assisti a série televisiva posso agora dizer que a adaptação foi muito bem feita, sendo muito fiel ao livro.
Recomendo que se assista o primeiro episódio da primeira temporada (de duas), duvido que vocês não queiram saber mais da história após isso!
Agora pretendo ler os próximo livros, mas é uma pena que não foram traduzidos para o português.
Atualização: Atendendo à pedidos, coloquei um link na minha página no Facebook com os livros que tenho no formato digital: https://www.facebook.com/leiturasparalelas

Anúncios

2 comentários sobre “A Primeira Regra do Mago – Terry Goodkind

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s