A História Sem Fim – Michael Ende

image

Die Unendlich Geschicte (The NeverEnding Story, nos EUA, ou História Sem Fim no Brasil) é um livro de fantasia do escritor alemão Michael Ende, publicado pela primeira vez em 1979. Neste livro Bastian Balthazar Bux, acaba roubando um livro chamado A História Sem Fim de um pequena livraria. Bastian (cujo nome significa bastião, ou guardião) acaba tornando-se de fato o guardião de um reino em perigo. A princípio Bastian é apenas um leitor do livro, que narra a história da terra de Fantasia, o lugar onde alguns habitantes do lugar sentem a presença de Bastian, pois ele é a chave do sucesso da jornada sobre o que está lendo. Por volta da metade do livro ele acaba por entrar na história tornando um papel mais ativo nela. A primeira metade do livro é rica em detalhes de imagens e personagens, como um conto de fadas tradicional. Na segunda metade, porém, são introduzidos vários temas psicológicos, e Bastian vê-se efrentando a si mesmo, o seu lado negro, enfrentando o surgimento da maturidade e de um mundo formado por seus desejos ao mesmo tempo em que utiliza o poder de cura da sua imaginação para salvar o reino de Fantasia. Em 1984 foi feita uma adaptação para o cinema, sendo que na época foi o filme mais caro produzido fora dos EUA. A produção do filme, de 1984, foi bem conturbada, pois ao saber que os produtores decidiram resumir drasticamente a história até o momento que Bastian entra em Fantasia, Michael Ende sentiu que os produtores estavam se distanciando muito do que ele tinha imaginado e então pediu para que interrompessem a produção. Como nada foi feito ele processou os produtores, mas perdeu o caso, conseguindo apenas remover seu nome dos créditos finais. Depois foi feita uma seguência: A História sem Fim II: O Próximo Capítulo, onde alguns elementos que tinham ficado de fora do primeiro filme foram utilizados, mas a tratava de uma história, em essência, totalmente nova. O próximo filme: A História sem Fim III, com Jack Black, foi lançado em 1994, com os personagens do livro mas mais uma vez com uma história totalmente nova. Considero alguns dos elementos da história especialmente interessantes como o AURYN (no livro ele sempre é escrito em letras maiúsculas!) um amuleto que ajuda a guiar Atreyu em sua quest para curar a imperatriz e derrotar o Nada, a criatura que ameaça destruir Fantasia. No livro o AURYN é representado por duas serpentes mordendo uma o rabo da outra, de forma ovalada, mas sem estarem interlaçadas. Já no filme elas estão entrelaçadas lembrando o simbolo que representa o conceito matemático de infinito, uma bela melhoria em relação ao imaginado por Michael Ende na minha opinião!

image

O livro é representado no filme com uma bela capa em couro marrom com filigranas e um AURYN, como vemos na cena abaixo:

image

Eu simplesmente não resisti quando vi esta linda capa para Kindle à venda site Etsy:

image

Muita coragem, e vários Obama$ depois, agora tenho o Kindle mais Geek do mundo: E antes que você se pergunte, sim eu já coloquei a versão do livro no Kindle, tanto a versão em português como a em inglês!
Em 2009 Leonardo di Caprio estava tratando da produção de uma nova adaptação, desta vez fiel ao trabalho de Michael Ende, mas ainda não tenho notícias da situação da produção. Ainda que muitos considerem A História sem Fim um livro/filme infanto juvenil, os temas abordados estão longe de serem infantis: O tema central é a existência e a morte da imaginação, a história nos lembra que sem nossas fantasias e sonhos a realidade nunca terá o mesmo brilho. Mesmo que muitos tratem esta história como literatura infantil, eu a considero uma das melhores histórias de fantasia de todos os tempos, ao lado de clássicos como O Senhor dos Anéis ou de Nárnia.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s