Argo – Antonio Mendez e Matt Baglio

Capa_ArgoFILME_WEB

O livro que inspirou o novo filme de Ben Afleck conta a história da invasão da embaixada americana no Irã e usa uma estrutura narrativa em forma de um relato de um agente da CIA especialista em disfarces responsável por uma missão de resgate de parte dos funcionários da embaixada.
Trata-se de uma história real, apenas com alguns personagens que tiveram os nomes trocados para protege-los .
O autor é um dos agentes da CIA responsáveis pela missão e na verdade o livro é uma espécie de relato dos fatos e muito mais um documentário do que um romance de espionagem.
O livro apresenta uma boa análise desse período conturbado das relações EUA-Irã, mostrando que a ligação entre a CIA e o governo do Xá era na verdade um segredo conhecido por todos, e a forma atrapalhada com que o então presidente Carter lidou com a situação (apesar do autor não ser um crítico direto de Carter) e a ascensão dos radicais islâmicos ao poder.
Achei muito ruim a narrativa, ela é muito pobre e com excesso de notas de referência, chegando a ser cansativa. Os protagonistas são apresentados muito superficialmente, e o único que mereceu algum background é o próprio Mendez, mas essa parte do livro é tão ruim que tive que fazer uma leitura dinâmica deste trecho.

Resumindo, não espere muitas emoções deste livro, mas se você estiver interessado na conturbada relação Irã-EUA e quiser entender um pouco como eles passaram de aliados a inimigos mortais, então esse é o livro certo.

Anúncios

2 comentários sobre “Argo – Antonio Mendez e Matt Baglio

  1. Concordo a narrativa é ruim, já começa no inicio do romance , o personagem principal é pré potente e por este motivo não consegui prosseguir a leitura ,o máximo foi o cap.II.
    Vou assistir o filme para ver se é melhor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s